Se o ano de 2020 minou inúmeras projeções de investimento devido os efeitos da pandemia, em 2021 já pode avistar pistas de como se organizar. Para isso, o planejamento estratégico é um guia na tomada de decisão para o futuro esperado, seja ressignificando as adversidades ou aproveitando os momentos.
Apesar do futuro não ser algo em plena vista em termos de precisão, o planejamento estratégico isola fatores sociais, econômicos e políticos do setor de atuação da empresa e da abrangência territorial alcançada, seja regional ou nacional, para acrescer as probabilidades de adotar os melhores caminhos diante dos cenários esperados sem se distanciar das metas da instituição. Dito isso, fique ligado que abaixo seguem algumas dicas para você deslanchar no seu planejamento.
1. Faça seu planejamento por blocos de curto prazo
Analise o tempo esboçando objetivos e resultados por trimestres, assim fica mais fácil ver os resultados e saber o que precisa melhorar. Além disso, as tendências mudam com tempo por alterações naturais dentro do planejamento estratégico.
2. Use templates de planejamento estratégico
Templates são uma forma de padronizar o planejamento estratégico das diferentes áreas da empresa. Por exemplo, a pesquisa da concorrência (por meio da análise SWOT), ou a rentabilidade da carteira de produtos (usando-se a matriz BCG). E assim, fica mais fácil comparar os dados.
3. Teste as ideias
Uma estratégia é uma hipótese: a de que um conjunto de ações levará ao resultado esperado. Acontece que, muitas vezes, os pressupostos estão apoiados em palpites, e não em testes ou pesquisas e, com isso, a diretoria não se sente confortável para incentivar ou investir as ações, preferindo manter o negócio como está. Para superar a inércia, e não inibir a inovação e a participação das pessoas, a tática é: peça aos gestores que testem as ideias propostas, ao longo do trimestre, e acompanhem os resultados para entender o que funciona e o que pode ser repensado. Assim, os envolvidos têm autonomia e motivação para trabalhar no que propuseram, em vez de se calar diante das crenças da diretoria.
4. Avalie a satisfação dos clientes
Um bom termômetro para desenvolver o planejamento estratégico é observar os índices de satisfação do público-alvo e estar inteirado o que é bem avaliado e o que não desempenha uma performance satisfatória, segundo os clientes. Afinal, o planejamento estratégico precisa funcionar bem dentro e fora da organização.
Comments